sexta-feira, 2 de março de 2012

Scoobismos - Problemas comportamentais

   Oi gente, hoje sou eu (a Ana) quem veio postar sobre Scoobismos.
   Vim falar sobre algo sério que está acontecendo com o Scooby. Preciso de ajuda, e ele também.
   Desde que ele veio aqui pra casa, em Agosto, arrumamos um espacinho bem protegido na sacada (moro em apartamento) onde fica sua casinha. Como ele é muito apegado a mim, sempre que estou em casa fica me seguindo, com medo que eu saia e talvez não volte (acho que ele tem trauma pois ja foi abandonado uma vez).
   Ele tem medo de raios e relâmpagos. Durante todos esses meses sempre coincidiu de eu estar em casa quando chovia, mas a duas semanas não consegui chegar a tempo e ele ficou sozinho. Aconteceu isso:
   Aí o problema começou.
   Desde esse dia ele não gosta mais de ficar sozinho la fora e continua estragando a porta, berrando e latindo, querendo entrar. 
   Ali fora ele não consegue saber se tem alguém em casa ou não. Ja tentei deixa-lo dentro de casa, mas é pior porque ele me vê sair e aí sim o barulho é grande.
   Os vizinhos ja reclamaram, sei que eles tem razão, mas não sei mais o que fazer.
   Se alguém tiver alguma dica, por favor me ajude.
   Espero que amanhã seja melhor que hoje. Estou muito triste e preocupada.
   :_(

8 comentários:

  1. Oi,
    Não sei se posso te ajudar, mas quando o meu cão (lhasa apso) que adotei tinha 9 meses ele fazia as necessariedade dentro de casa Meu marido queria da um fim nele. Ai lembre do Dr. Pet (o do programa), Alexandre Rossi mandei um email para ele e por incrível que pareça ele respondeu dando todos os passos que deveria fazer para ele não fazer mais xixi dentro de casa.
    Bom achei meio bobo o que ele mando fazer mas era isso ou doar o Max. Você não acredita mas em 3 dias ele não fazia mais nada dentro de casa. Foi muito bom.
    Entre no site cão cidadão Dr. Pet Alexandre Rossi.
    Espero que ele possa te ajudar.
    Boa sorte
    Gabbi

    ResponderExcluir
  2. Oi ana, então eu tenho uma diquinha... sabe o César Millan encantador de cães? então tem uns videos dele suuuuper interessantes no Youtube.. esse aqui é um deles... pq vc não tira um tempo.. olha e ver se talvez possa te ajudar? http://www.youtube.com/watch?v=BWt5ircADHk

    e aqui tem o facebook dele! http://www.facebook.com/pages/Cesar-Millan-O-encantador-de-c%C3%A3es/127053587367779

    Acho q alguns vídeos dele pode te ajudar ;)

    Boa sorte pra vc e pro Scooby :)

    Bjuuus ANIÊ!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana.

    Tenho uma pergunta que pode parecer boba, mas você passeia com o Scooby todos os dias, pelo menos 2 vezes ao dia por 40 min ou 1h?

    Se ele sofre com separação, os exercícios podem ajudar muito. Ao caminhar o cachorro fica menos ansioso e isso ajuda em tudo, inclusive no medo. Outra coisa que é importante, você não pode dar afeto ou comida quando ele está ansioso ou com medo, isso mostra que você concorda com o comportamento.

    Por último, quando estiver chovendo muito, coloque ele virado de lado até que ele se acalme, faça massagem pra ele relaxar, a partir desse exercício ele vai ligar a chuva com relaxamento. Procure fazer isso depois de uma caminhada bem longa, de no mínimo 1h.

    Mantenha a calma e seja acertiva.

    Espero ter ajudado.

    Amanda

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas meninas.
    Gabbi, Ja enviei email para o Dr. Pet, estou aguardando. Enquanto isso estou vendo vídeos para ver se aprendo algo novo.
    Anie, esse negócio de ficar com a porta aberta ele ja fica, o problema é qdo ele escuta o barulho do carro saindo, daí ele surta. Eu saio ele está quieto e chego ele também está quieto. Ja tentei tirar o carro da garagem mas ele é mais esperto do que a gente pensa. hehehe Obrigado pelo help.

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda, ele sai de 3 a 4 vezes por dia pois não faz as necessidades dentro de casa. Nos finais de semana o levamos para correr solto em um loteamento, isso gasta bastante energia; durante a semana as caminhadas são maiores só a tarde, que é quando tenho mais tempo.
    É, eu vi que fazia errado em dar carinho qdo ele ia pra casinha, agora só mando ele ir e ele vai sozinho, nem me despeço mais.
    Vou fazer esse relaxamento sim. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Miga!!!

    Sei que isso não é nada legal...
    O Morpheu começou com esse comportamento, não de ficar com medo de trovão..Mas de ficar sozinho... Ele é bastante apegado a gente e agora que estou mais em casa ficou mais ainda, ai se a gente saí e não leva ele... afff... ele faz chantagem, faz pipi onde não deve, vomita e outras coisinha td pra chamar a atenção...
    Pesquisei sobre algumas coisas que podia fazer e elas me ajudaram...
    Quem sabe ajude vc e seu amiguinho scooby!!

    deixe brinquedos interativos a disposição (recheados com petiscos, por exemplo – disponível em http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD)
    leve-o para passear (de preferencia um longo passeio) imediatamente antes de sair
    brinque muito, canse-o !
    se a sua casa costuma ter a TV ou o rádio ligado constantemente, deixe num canal ou estação usual, num volume baixo
    deixe uma peça de roupa sua usada perto do local onde o animal dorme
    Mas o mais importante é ensinar um animal a ser independente, acostume-o a ficar sozinho.

    Se ele for do tipo “sombra”, isto é, te segue dentro de casa, troque de cômodo, feche a porta quando e deixe-o sozinho por pelo menos 5 minutos.

    Confunda-o: pegue a chave do carro e não saia, troque de sapato e deite no sofá, coloque a bolsa no ombro e sente para almoçar. Os cães vivem uma rotina e se acostumam muito a ela. Depois de ver muitas vezes o dono sair ele aprende quais são os sinais de que vai ficar sozinho.

    Bjks até mais
    Eliz

    ResponderExcluir
  7. Eliz, ele é tipo sombra, mas hoje ta respondendo bem ao tratamento de ficar sozinho no cafofo dele. Obrigada pelas dicas. Bj

    ResponderExcluir
  8. Faz como eu fiz com o meu ,mudei ele de lugar ,e treinei ele, agora ele ñ fica mais sozinho,pq ele tem novos amigos ,os meus gatos! rsrs
    Tomara ter ajudado !
    http://semprebela01.blogspot.com/

    ResponderExcluir