sexta-feira, 11 de março de 2011

Jum Nakao em Curitiba

   No dia 18/02 eu e outras pessoas do curso de Moda da Unerj estivemos no Paraná Business Collection em Curitiba, participando do 10˚ Ciclo de Atualização em Moda que teve a ilustre e magnífica participação de ninguém menos que ele......... sim, Jum Nakao!!!!!!
   Ele é um ser simplesmente encantador. 
  Sabe aquelas coisas que você precisa ouvir pra se encorajar a fazer algo novo, a se arriscar? Então, ele diz a coisa certa na hora certa, sempre. 
   Destaquei umas frases que achei maravilhosas, pensantes...
   * "Se você fica dentro do sistema acaba perdendo seus valores."
   * "Coisas inacreditáveis são feitas por pessoas inacreditáveis."
   * "Quando se tem educação se sabe o que é certo e errado e se sabe para onde se quer ir." 
   Jum foi lá para falar um pouco sobre seus últimos trabalhos com instalações.
   Primeiro ele falou sobre o projeto Vestígios Vestíveis, realizado no SPFW 2010, onde foi montado um bar que foi totalmente coberto com mais de 30.000 hexágonos de algodão cru. O trabalho levou 6 dias para ficar pronto e contou com a ajuda de 16 pessoas para revestir todos os objetos. 
   Eu amo instalações onde você interage; neste caso os frequentadores do evento podiam retirar alguns hexágonos e assim o lugar foi ficando com uma espécie de pixels coloridos. 
                                                             www.apalog.com/brazilfashion
   O segundo projeto foi O Sonho de Darcy, realizado no vão livre do MAM-Rio (Museu de Arte Moderna), inspirado no discurso de Darcy Ribeiro (que pra quem não sabe foi escritor, antropólogo e político que muito contribuiu para a educação do país).
   La foram "aprisionados" 9.000 balões com palavras usadas no último discurso de Darcy em uma rede, onde as pessoas podiam entrar e interagir.
   Simplesmente amei essa palestra, mesmo que tenha sido super rápida porque tudo o que Jum Nakao fala faz muito sentido para mim. Se todos pensassem desta maneira o mundo seria muito mais justo!!!
   O evento em si também foi bafônico. No site da Gazeta tem muitas fotos de looks das pessoas que circularam pelos corredores em todos os dias. 
   E se eu falei alguma besteira me desculpem, anotei tudo mas sacumé né... ;)


   Bj da Ana Ka :***

2 comentários:

  1. Oii.

    Está rolando sorteio no blog, e te convido à participar.
    Beeeijo!

    http://gabisoaress.blogspot.com

    ResponderExcluir